sábado, 7 de agosto de 2010

PARA QUEM DESEJA DESEJA SER O MELHOR


Sonhos, planos, projetos, desejos e sucesso. Esse é o script de muitas vidas. Queremos ser notados e reconhecidos por nosso árduo empenho e em prol de nossos projetos vivemos uma vida vazia, focada no futuro, no que há de vir, no amanhã. Sempre querendo estar na frente, desejando constantemente aparecer.

Mel silvestre e gafanhotos, este era o menu para o maior profeta de todos os tempos. E este (João Batista), tinha uma frase simples: “importa que Ele cresça e que eu diminua!”

É interessante como hoje pervertemos as coisas, como queremos crescer para fazer Ele aparecer, como queremos ajudar o Espírito Santo a realizar aquilo que somente Ele tem condições de fazer. Intentamos preparar uma mensagem para sacudir a igreja, desejamos cantar para salvar milhões de pessoas, fundar um novo estilo de evangelhismo e criar, desenvolver, produzir para que as pessoas nos vejam e em nos vendo creiam em "nosso" evangelho. Desta forma, iniciamos uma vida ministerial focada no que nós podemos produzir, no que nós precisamos fazer para que o reino de Deus seja anunciado. Para isso temos que ser os melhores em tudo, nosso ministério tem que ser intocável, nossa palavra impecável, nossos cânticos sublimes.

Enquanto vivemos nessa turbulência psicológica, Jesus simplesmente nos diz: “e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo;” Por mais que nosso desejo seja sincero, a obra é dEle e Ele fará do jeito que lhe apraz, sem nos perguntar, sem dar nos dar satisfação, simplesmente tudo acontecerá de acordo a vontade dEle, até porque "os Seus caminhos, não são os nossos caminhos." Em muitos momentos, pensamos que Ele está perdendo a batalha, que não está no controle, que temos que fazer algo para ajudar, entretanto, o evangelho nos coloca num paradoxo, no qual o fraco é que é forte, quando o que não é se torna, onde o menor se torna o maior e o último é mais importante do que o primeiro. Não há uma lógica-lógica na graça, é simples assim.

Tudo se dá porque a vontade dEle é soberana, portanto, não há espaço para explicações, não cabe nos intentos dEle hermenêuticas, simplesmente porque Ele não é convencional, Ele decide abrir uma porta onde não há portas, Ele cria, produz do nada e faz com que tudo se mantenha nEle, pois, O Caminho é Ele e tudo acontece nEle, para Ele e por Ele.

Portanto, “entregue seu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele agirá.” Deus nos convida não a uma parceria, mas a um relacionamento, onde é Ele quem deve ser glorificado, notado, sentido, almejado e não nosso ministério, não nossos frutos, não nossas realizações. Somente assim entenderemos que “tudo coopera para o bem daqueles que O amam. Daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário