quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DEUS ESTÁ MORTO! NIETZSCHE ESTAVA CERTO



"A Oração ao Deus Desconhecido [Friedrich Nietzsche]
Traduzido por Leonardo Boff

Antes de prosseguir em meu caminho e lançar o meu olhar para frente uma vez mais, elevo, só, minhas mãos a Ti na direção de quem eu fujo.
A Ti, das profundezas de meu coração, tenho dedicado altares festivos para que, em Cada momento, Tua voz me pudesse chamar.
Sobre esses altares estão gravadas em fogo estas palavras:
"Ao Deus desconhecido”.
Seu, sou eu, embora até o presente tenha me associado aos sacrílegos.
Seu, sou eu, não obstante os laços que me puxam para o abismo.
Mesmo querendo fugir, sinto-me forçado a servi-lo.
Eu quero Te conhecer, desconhecido.
Tu, que me penetras a alma e, qual turbilhão, invades a minha vida.
Tu, o incompreensível, mas meu semelhante, quero Te conhecer, quero servir só a Ti."

Todos sabem da famosa citação de Nietzsche: "God is dead!"
Após ler essa oração do filósofo, compreendi que o “Deus” que para Nietzsche morreu foi o “Deus” que já nasceu morto: o “Deus” da religião.
O “Deus” que Nietzsche quis matar tem que morrer mesmo!

Os sacrilégios, as blasfêmias, as irreverências, os grandes templos, as mentiras, as manipulações, as barganhas proferidas em nome de "Deus", são na verdade atuações diabólicas dentro da igreja. Visto que, Deus nunca compactuou com estas atitudes humanas, nunca se sujeitou à vontade humana, até porque Ele fala que "os Seus caminhos não são os nossos caminhos".

Como o apóstolo Paulo nos diz, a Lei, a religião é apenas o "aio" - escravo responsável por levar os filhos dos patrões a determinados lugares -. Entretanto, tenho visto que as manifestações religiosas não querem levar o homem a Deus, pelo contrário, cada uma cria a sua própria divindade que é superior a de outras e assim vários "Jesus" são adorados e idolatrados, sem que o homem ao menos tenha algum relacionamento com Ele.

A maioria das coisas que afirmamos sobre Deus, nada tem a ver com Deus mesmo, mas apenas com nossa pessoal ‘construção de Deus’, tem a ver com o "Deus" de sua confecção psicológica. Esse "Deus não existe", não é o Deus da Palavra. O Deus que se revela através de Jesus conhece sua história, todos os momentos de pecado, de vergonha e de desonestidade que macula seu passado. Sabe que agora neste momento você está com uma fé superficial, uma vida de oração medíocre e não segue a Ele como deveria. Entretanto, Ele está sempre te desafiando a confiar que te ama do jeito que você é, e não do jeito que deveria ser.

Ulisses Juliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário