sábado, 26 de janeiro de 2013

O MISTÉRIO DO EVANGELHO


“Como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas. Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!” (Rm 11:8-11)

Mistério, se relaciona com segredos, com algo escondido ou de significado oculto. É um fenômeno que ocorre e não se tem conhecimento de quais as causas, algo que não se pode explicar. Esse texto nos revela um dos mistérios que provocam em nós um senso de temor e reverência pela grandeza do evangelho. 

Jesus pregou, curou, libertou, salvou, perdoou durante três anos em Israel. Todos os seguiam. Ricos, pobres, religiosos, pessoas de culturas diferentes, religiões diversas, todos o ouviam e o respeitavam, mas os sacerdotes simplesmente não o enxergavam. Israel passou toda sua história esperando o Messias, contudo, quando Ele chegou não o reconheceram. Todos os cultos, os sacrifícios, as leituras, os estudos eram feitos esperando por Jesus, mas eles simplesmente não O enxergaram quando Ele veio.Não faz sentido e Deus não deixou explicações.

Nossa primeira tentação é de acusá-los de ignorantes, de corruptos e de legalistas por não enxergarem o óbvio que estavam diante de seus olhos. Não obstante, Paulo nos revela que não é tão simples assim, pois, “Deus cegou-lhes o entendimento!”

A nação esperou milênios pelo Messias e o próprio Deus impediu-lhes de enxergá-Lo. Não faz sentido quando lemos que o próprio sumo-sacerdote entregou o seu Messias, o seu redentor para ser sacrificado. 

Esse é um mistério que nos leva ao temor e embala-nos na grandeza do evangelho. Esse mistério é marcado por um sacrifício indescritível que nos cala fazendo-nos reverenciar o amor de Deus reconhecendo Sua glória.

O evangelho é um convite ao mistério, não há uma explicação lógica, simplesmente aceitamos pela fé que Deus havia planejado nos amar e não mediu nenhum esforço para demonstrar ao mundo a intensidade do Seu sentimento.

Experimente crer!

Por,
Ulisses Juliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário