sábado, 5 de janeiro de 2013

IMAGEM OU REALIDADE?

No evangelho de Mateus (13:24-30) Jesus conta a parábola do joio e do trigo. Essa parábola tinha a ver com Israel, e, por que tendo sido gerado por tão boa semente, tornara-se o campo das ambiguidades, da farsa, das aparências. 

O diabo semeou a semente do mal entre os homens, enquanto os trabalhadores dormiam. É no Inconsciente que as boas e as más sementes são semeadas em nós! 
O joio existe para parecer ser, vive da imagem. O joio quer que os outros pensem que ele é.  O joio não quer morrer, ambicionando existir como clone daquele que dá fruto: o trigo. Por isto, se mistura e se confunde entre os que são. Até o momento da colheita o joio é idêntico ao trigo, não há como diferenciá-lo, contudo, quando a colheita se aproxima as diferenças aparecem.

Por sua vez, o trigo necessita de um plantio cuidadoso, em um terreno próprio. Ao contrario do joio que produz uma raiz esparsa e atrapalha outras raízes, a raiz do trigo cresce para baixo é profunda.
O grande diferencial entre o trigo e o joio é que se o trigo não morrer, fica ele só, mas se morrer, produz muito fruto. Quando o trigo está pronto para ser colhido ele fica com a tonalidade dourada e curva seu pendão pelo peso dos grãos. Em todos os países do mundo come-se pão, independente da cultura ou do poder aquisitivo todos os povos desde o início sempre buscaram no trigo a sua fonte de alimento.

Jesus é o Pão vivo que desceu dos céus (Jo 6:51). Jesus é para todos, o acesso a Ele é direto e amplo. Não há imagem, não há ilusões, Jesus é a realidade e nos apresenta o evangelho que permite ao ser humano ser e não apenas parecer ser.

Pense nisso.


Ulisses Juliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário