segunda-feira, 18 de outubro de 2010

LUGAR DE HOMOSSEXUAL É NA IGREJA


Eu era moleque ainda quando li o novo testamento pela primeira vez. Encontrei um pastor e disse a ele: “Jesus nunca entraria na sua igreja.” Ele assustado me questionou o porquê e eu respondi: “Porque Ele não tem nada a ver com o ‘Jesus’ que o senhor prega.” Naquela época o que eu acreditava ser aberração era excluir um membro da igreja por este possuir uma televisão, ou a preocupação com o tamanho da saia das mulheres, o cumprimento do cabelo e por aí vai as loucuras impensáveis para nós hoje em dia. Hoje a preocupação é com o movimento gay. Quase que todas as lideranças eclesiásticas que conheço estão desesperadas por causa do impacto que os homossexuais estão causando na sociedade, de modo que, a igreja de um modo geral se sente ameaçada e iniciou uma nova “caça as bruxas”.

Evidentemente, não concordo com o pecado, contudo, tenho convicção que não é por ser cristão que tenho que ser inimigo de alguém que tem uma opção sexual diferente, pelo contrário, Jesus ia ao encontro de todos independente da classe social, de opções ou de lugares. Jesus ia e o seu amor transformava as pessoas. O problema de hoje em dia, é que nós queremos distância de todos aqueles que taxamos como diferentes. A igreja deve ser um lugar de transformação e liberdade, sua bandeira tem de ser convidar a todos para entrarem em seus templos confiadamente de que o evangelho é poderoso para salvar, de que o Espírito Santo tem poder de verdade para transformar o ser humano. No entanto, estamos fazendo exatamente o oposto, antes mesmo deles se aproximarem nós já os excluímos, fazemos uma espécie de redoma espiritual, na qual os homossexuais não podem adentrar e ficamos confinados como seres especiais dentro da tal redoma para não nos contaminarmos. A questão é que nós deveríamos ser o sal da terra, ou seja, a nós foi dada a incumbência de temperar, de dar sabor à vida, nós devemos oferecer o evangelho como alimento à alma de todos quantos desejam e necessitam da graça. A igreja deve apenas pregar a Cruz e ajudar o indivíduo a caminhar, pois, o Espírito Santo ainda hoje fala e creio que todo aquele que ouviu a Voz do Chamado para crer deve crescer e se entender com Aquele que o chamou e não comigo ou com alguma denominação. Ninguém está apto para julgar a alma de outrem, e muito menos afastar do convívio cristão alguém que seja “diferente”. A Graça de Deus não gera libertinagem nunca. E se alguém não se ajudar e não for ajudado na Graça do Espírito do Evangelho de Cristo não o será por mais ninguém e por nenhum outro poder da Terra.

Estamos constantemente em espírito de inimizade, afastando quando deveríamos atrair, constrangendo quando deveríamos acolher. A proposta do evangelho é outra, a palavra de Jesus continua a mesma: “Vinde a mim todos...”
O evangelho é O Caminho que faz com que o ser humano tenha a imagem de Cristo. Mas como ocorre esta mudança? Deus nos ama do jeito que somos, mas não nos deixa da mesma maneira. Ele quer que sejamos como Jesus. De modo que, Ele é quem salva, ele é quem liberta, Ele é quem transforma. Um dia fomos amados e perdoados, por que hoje nós recusamos a amar e perdoar?

Portanto, o lugar de todos inclusive os homossexuais é a igreja, é lá que eles devem ser acolhidos e aceitos para experimentarem a verdade transformadora do evangelho.

O amor se manifesta em ação.

Por,

Ulisses Juliano

9 comentários:

  1. Parabéns pel blog! Há tempos que não leio matérias tão pertinentes e inteligentes... Você fala de uma maneira sábia e sem abandonar o lado espiritual. Fantástico!

    Um forte abraço, Kelma Nayara Braúna ;)

    ResponderExcluir
  2. Me tornei sua fã!

    Seu modo de pensar o evangelho é extraordinário.

    ResponderExcluir
  3. Fantástica a maneira como você entende o amor de Cristo...
    É importante ressaltar o Grande homem de Deus que você é e a maneira fabulosa que Deus tem te usado para mudar não só as pessoas a sua volta mais também o que um dia elas acreditaram que era verdade!
    Sou sua fã nº 01.
    Juliana VEntura

    ResponderExcluir
  4. Obrigadooo...

    Apenas tento ouvir a voz do Espírito e ser honesto sem mascarar o evangelho, de modo que, sou apenas o intérprete quem fala e faz é sempre Ele.

    =)

    ResponderExcluir
  5. Ulisses,

    Esse foi um dos poucos blogs que parei em anos para ler, tenho 25 anos sou jovem e vejo o quanto a igreja vem descriminando o ser humano por suas escolhas, e esse acaba com que o mundo o ganhe com mais facilidades e sem muitos esforços. O que você falou que pessoas são levadas por influências, isso eu conheço de verdade... Parabéns pelo seu blog, Parabéns por ser sido tão direto sem ofender ou desacatar as pessoas usando acima disso o nome de Deus... Ele nos ama de toda a verdade, e todos por iguais, acredito no amor verdadeiro e acredito que todos nos somos e podemos ser amados da mesma forma.

    Parabéns mais uma vez, como todos citaram acima, eu tb sou seu fã.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ulisses por seu blog e sua forma de pensar. Os maiores males do mundo têm origem nos dogmas e nos paradigmas criados por grupos que se sentem donos da verdade. É por isso que não tenho religião ou partido político. Prefiro a mente aberta e o espírito livre como você.
    Um abraço cordial.
    Mauricio A Costa.
    Autor de O MENTOR VIRTUAL

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ulisses. Parabéns por essa iniciativa, a de divulgar o que vc pensa. À medida que o tempo for me permitindo eu vou ler todos os seus textos.

    Só que, quanto a este, eu acho que vc entrou em contradição. Você, indiretamente, prega que ser membro de uma igreja, subordinado a um conjunto de doutrinas e a uma liderança humana não é bom; basta crer em Jesus e procurar vivenciá-lo... Neste texto vc vem defendendo que o lugar dos homossexuais é na igreja. Vc disse em outro texto que A igreja promove uma santidade inatingível e as pessoas ficam entre a hipocrisia de ser e a angustiosa culpa de não ser. Se para vc nem os que não são homossexuais não conseguem alcançar a santidade que as igrejas pregam, porque trazer, então, os homossexuais para o nosso meio se eles, com sua natureza totalmente deturpada e pervertida, terão dificuldades ainda maiores para alcançar essa santidade? Você deve nos sugerir um outro lugar onde os homossexuais possam ser transformados pelo Evangelho, porque, no seu modo de ver, esse lugar nunca será a igreja!

    Em Cristo, Sandoval Juliano

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandoval,

    A grande contradição se dá quando a igreja determina quem pode e quem não pode entrar no céu por uma série de regras pré-estabelecidas.
    Eu creio em Igrejas que são tal como o apóstolo Paulo ensinou, "corpo de Cristo". Nessas Igrejas não importa como você vem ou de onde você procede, o importante é como o evangelho vai trabalhar você até o ponto de se tornar imagem e semelhança de Cristo.
    O problema de hoje em dia é que muitos pastores ou padres, não acreditam que o evangelho pode sim transformar o ser humano, estes tais afirmam que somente se a pessoa se "enquadrar" nas normas da igreja é que será salvo ou será transformado pela graça.

    Eu creio ao contrário, porque ao ler os evangelhos eu vejo Jesus se aproximando de todos os tipos de pecadores e ao fazer isso Seu amor os libertava. É simples assim, a Igreja deve apenas proporcionar o encontro entre o homem e Jesus, o resto, é com Ele.

    Abraços

    ResponderExcluir