quinta-feira, 2 de maio de 2013

QUEM DISSE QUE JESUS VAI VOLTAR?

Várias pessoas me procuram, questionando-me qual a melhor doutrina sobre o arrebatamento. A tese dispensacionalista defendida, principalmente por igrejas arminianas, como por exemplo a Assembléia de Deus, afirma que a 2ª vinda de Cristo ocorrerá antes da grande tribulação, entretanto, há várias teorias adjacentes, ou seja, doutrinas que desenvolvem um raciocínio completamente dispare e que têm fundamentação bíblica.
Que Jesus irá voltar, eu não tenho nenhuma dúvida, a questão é o quando e o como.

Cito alguns exemplos:

I. Há uma linha de pensamento que se chama, teoria preterista, que anuncia o apocalipse como coisa do passado, ou seja, que tudo ocorreu nos anos 70 da era cristã, que as profecias do Novo Testamento já se cumpriram. Nesta teoria Jesus reina desde então. Há três declarações do próprio Jesus que dão base a esta teoria:

     a) “... Porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem”. (Mt 10:23)

     b) “Em verdade Eu vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no Seu reino”. (Mt 16:28)

     c) Após proferir o discurso sobre Sua volta Jesus afirma: “Em verdade Eu vos digo que não passará essa geração sem que tudo isso aconteça”. (Mt 24:24)

II. No que diz respeito à grande tribulação existem várias teses que se contradizem, prefiro me ater aqui em três tipos de posições escatológicas mais comumente divulgadas:

     a) Pré tribulacionismo: defendem que a Igreja será arrebatada antes desse período de tribulação, esta é a mais conhecida e aceita atualmente.

          i. “Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra”. (Ap.3:10)

          ii. "Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus!” (Rm.5:9)

          iii. “e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir”. (1Ts.1:10)

          iv. “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1Ts 5:9)

     b) Mid tribulacionismo: defendem que a Igreja será arrebatada na metade da grande tribulação, ou seja, três anos e meio após o seu início. Portanto, a igreja participaria do período de “falsa paz” e seria arrebatada quando a “besta” iniciasse a grande tribulação de fato.

          i. “fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. (At 14:22)

          ii. “Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a Terra”. (Ap 3:10)

     c) Pós tribulacionismo: defendem que Cristo voltara no final da tribulação. Sendo assim a Igreja passara pelos sete anos. Alguns defendem q ela será preservada de alguma forma sobrenatural, outros não.

          i. “São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras, e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. (Apocalipse 7:14)

          ii. "Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados". (Mt 24:22)

          iii. "Imediatamente após a tribulação daqueles dias o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. E Ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus." (Mt 24:29-31)


Obviamente, usei versículos isolados, não quero esgotar esse assunto e observe bem, que não estou aqui defendendo nenhuma linha de pensamento. Apenas estou expondo linhas de pensamento doutrinário diferentes para que cada um analise e entenda o que lhe couber melhor.
O quando é indiferente para mim, o que me importa é estar pronto para quando Jesus voltar eu seja levado para os céus. MARANATA!

Por,
Ulisses Juliano


Nenhum comentário:

Postar um comentário