quarta-feira, 26 de maio de 2010

PARA QUEM BRINCA DE RELATIVIZAR E GOSTA DE PERVERTER




“Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião!” (Isaías 5. 20-21)


A perversão é um dos grandes problemas que acontece nos mais diversos relacionamentos. Temos uma tendência natural a perverter qualquer coisa, as vezes pelo simples prazer da mudança, do diferente, do estranho. Os relacionamentos passam a ter uma conotação extremamente causalista, visto que, estamos manipulando as emoções, os momentos, as circunstâncias, transformando, carinho em obrigação, afeto em produto de troca, transacionamos o tempo e a atenção, e condicionamos o amor ao erotismo.
Os relacionamento, tornam-se, portanto, fruto desses engendramentos e o que vem disso é perversão, é mentira, é desvio.

No mundo espiritual também há essa possibilidade e é nesse ponto que as coisas tomam proporções emblemáticas. Há aqueles que se entendem como sábios e inteligentes a tal ponto que se permitem modificar ou barganhar com o sagrado, com O Eterno. Tratam o bem, a luz, o mel, o santo, o puro como mal, rejeitam e se afastam. É quando o “sim” e o “não” perdem a eficácia, se transformam em necessidades circunstanciais e são totalmente relativizados. Andam nas trevas como se estivessem iluminados, tomam o doce como algo profano e se deliciam com o amargo. Perdem o referencial, não há mais em que focar, não há alvo, não há objetivo, não há caminho, pois tudo torna-se relativo à sua própria opinião.

É preciso tomar cuidado com as intervenções que fazemos, peço sempre a Deus que me dê discernimento para compreender aquilo que eu não posso mudar e para me banquetear somente com Sua palavra.

Blaise Pascal assegurou certa vez que “Deus nos criou à Sua semelhança e em retribuição, o homem fez Deus à sua imagem”.

Quem tem ouvidos...

Ulisses Juliano

Um comentário:

  1. muito bom. Essa passagem é muito forte. Ai de quem tem caminho duplo, e diz sim para o que dizia não!

    ResponderExcluir