quarta-feira, 11 de novembro de 2009
No Princípio?
Sabemos que quanto à origem das espécies e do homem em particular, todos os processos de avaliação da idade dos fósseis tanto animais como do próprio homem e de seus precursores mais imediatos apontam números totalmente incompatíveis com os fixados pelos textos religiosos. De modo que, eu me propus, antes de entrar no assunto de Evolucionismo Teísta, a expor rapidamente alguns comentários ou explicações acerca de determinadas palavras encontradas no livro do Gêneses.
Algumas questões introdutórias.
Você sabia?
- Que a palavra "dia" traduzida do original yom não significa necessariamente o período de 24 horas, mas tem a ideia de uma era geológica de extensão indefinida?
- Que a palavra utilizada como "gênese" é toledoth no hebraico, pode referir-se às fontes históricas de que Moisés dispunha, induzindo que não houve uma revelação?
- Que as palavras "homem" e "Adão" têm o mesmo sentido em hebraico?
- Que Deus não tem um corpo físico consituído como o nosso e que a expressão "imagem de Deus" significa ser dotado das faculdades de raciocinar, de expressar emoções e de agir voluntariamente?
- Que recentemente foram descobertas na Austrália e em outros locais da Terra certas formações marinhas rochosas contendo microfósseis, que foram chamadas de estromatólitos. Nessas formações, cuja idade estimada é de aproximadamente 3,6 bilhões de anos, detectou-se a presença de moléculas de uma clorofila primitiva (nas quais se baseia parte da tese Teoria da Evolução)?
- Que hoje, a semelhança entre os DNAs de chipanzés e homens é da ordem de 98,6%?
No próximo post sobre o tema iniciarei uma alusão à Teoria da Evolução e sua aplicabilidade bíblica.
Ulisses Juliano
Assinar:
Postagens (Atom)